o transporte pneumático de fase diluída é mais utilizado para movimentar materiais não muito frágeis, granulares ou cristalinos, já que utiliza um grande volume de ar a velocidades mais altas para mover quantidades relativamente pequenas de material sólido.
O produto é transportado continuamente a uma alta pressão (0,6 a 1 bar) e alta velocidade (15 a 30 m/s), isso se deve a uma baixa relação de mistura entre kg de produto/kg de ar, ou seja, há bastante ar para pouco produto, assim na fase diluída as partículas de material são suspensas no ar dentro da tubulação.
Para que seja fornecido os valores de vazão e pressão necessários para o sistema é necessária a injeção de ar na tubulação através de sopradores, ventiladores ou compressores de ar, normalmente localizados no início do sistema.
A principal vantagem desse sistema é o baixo custo, quando comparado aos outros métodos de transporte.
Porém, há algumas limitações associadas ao transporte pneumático de fase diluída. Como há necessidade de grande volume de ar, também é necessária grande potência para movimentar os sopradores.
Resumidamente, as principais limitações do transporte pneumático de pós, por fase diluída, são:
Por essas razões, o processo de transporte pneumático de fase diluída pode não ser recomendado para materiais susceptíveis à degradação ou com alta abrasividade (capacidade de gerar desgastes no equipamento). Também pode não ser recomendado para materiais frágeis. Porém, isso não é uma regra e deve ser estudado caso a caso.
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