Transporte Pneumático Fase Diluída

O transporte pneumático de fase diluída é mais utilizado para movimentar materiais não muito frágeis, granulares ou cristalinos.

Características

Aplicações

  • Para grãos, grânulos e pós finos que escoem
  • Transporte de matérias primas de silos, estações de descarga de Big Bag e de sacos
  • Transporte por nitrogênio com circuito fechado de N2
  • Transporte de materiais em modo contínuo ou em lotes

Instalações

o transporte pneumático de fase diluída é mais utilizado para movimentar materiais não muito frágeis, granulares ou cristalinos, já que utiliza um grande volume de ar a velocidades mais altas para mover quantidades relativamente pequenas de material sólido.

  • Usinas de café verde
  • Usinas de Farinha
  • Usinas de café torrado

Princípio de Funcionamento

O produto é transportado continuamente a uma alta pressão (0,6 a 1  bar) e alta velocidade (15 a 30 m/s), isso se deve a uma baixa relação de mistura entre kg de produto/kg de ar, ou seja, há bastante ar para pouco produto, assim na fase diluída as partículas de material são suspensas no ar dentro da tubulação.

Para que seja fornecido os valores de vazão e pressão necessários para o sistema é necessária a injeção de ar na tubulação através de sopradores, ventiladores ou compressores de ar, normalmente localizados no início do sistema.

Vantagens

A principal vantagem desse sistema é o baixo custo, quando comparado aos outros métodos de transporte.

Porém, há algumas limitações associadas ao transporte pneumático de fase diluída. Como há necessidade de grande volume de ar, também é necessária grande potência para movimentar os sopradores.

Resumidamente, as principais limitações do transporte pneumático de pós, por fase diluída, são:

  • Maior desgaste ocasionado pela abrasão das partículas, já que as velocidades de ar necessárias para o transporte são maiores;
  • Maiores chances de deformação ou quebra de partículas e, por consequência, perda das propriedades dos produtos.

Por essas razões, o processo de transporte pneumático de fase diluída pode não ser recomendado para materiais susceptíveis à degradação ou com alta abrasividade (capacidade de gerar desgastes no equipamento). Também pode não ser recomendado para materiais frágeis. Porém, isso não é uma regra e deve ser estudado caso a caso.